Agora Certificado! SCJP

Olá pessoal, estive meio off do blog pois estava estudando para SCJP (o motivo do post =]) e além disso estou atolado de trabalho – bancando uma de freelance desenvolvendo sistemas. Mas sempre que sobrar um tempinho eu posto algo novo aqui para compartilhar e fixar conhecimento.

Neste post comentarei um pouco como foi meu planejamento e rotina de estudo para aqueles que estão procurando incentivo e/ou idéias para auxiliar nessa empreitada.

Primeiramente meus estudos foram com base no livro da Kethy Sierra – mais sobre o livro aqui – onde já havia feito uma leitura superficial durante o ultimo ano da faculdade. Digo superficial, pois essa leitura ocorreu durante alguns momentos quando aguardava o transporte chegar, aulas vagas, ou em outros momentos, sem ter compromisso.

Enfim, no final do ano passado consegui terminar de ler o livro, assim como terminar a faculdade =] e defini como meta obter a SCJP até jul/2010. Mas até então não tinha feito nenhum plano de estudo ou tido alguma iniciativa, até surgir uma promoção de retake da Sun. Assim que pude $$ comprei o voucher.

Com o voucher em mãos planejei meus estudos da seguinte forma:

– Pedir ferias do trabalho de 15 dias para ESTUDAR o livro. Perceba a entonação do ESTUDAR e não ler novamente o livro;
– Marcar o exame para o ultimo dia das ferias (sexta-feira 05/02/10) no site da prometric em um dos centros autorizados mais próximo de casa;
– Reservar um dia antes e dedica-lo aos simulado ou simulados – se o tempo permitir;

E assim foi feito…

No primeiro dia de ferias, já com tudo programado como descrito anteriormente, iniciei os estudos.
Estava bem concentrado mas ainda faltava algo. Para fixar melhor o entendimento resolvi criar um profile no twitter para postar tópicos importantes que iriam aparecer durante o estudo. Assim surgiu o classejava!
Desta forma – escrevendo – consegui guardar melhor certos detalhes e até talvez inventar um novo uso do twitter (algum tipo de log de estudos… rsrs).

Funcionou tão bem no MEU caso que em alguns assuntos mais complexos eu criava um documento eletrônico com o resumo para ajudar a fixar.

Consegui terminar de estudar o livro exatamente como planejado e deixar o ultimo dia para o simulado. Claro que não consegui fazer todos os testes do simulado, pois a cada pergunta que eu tinha duvida parava e compilava o código e isso toma algum tempo.

O resultado

O nervosismo talvez pode ter influenciado em alguns erros simples, mas me preparei bem em Threads/Concorrência – por ser considerado pelos candidatos o assunto mais difícil do exame.

Detalhes que fizeram a diferença

Como dica fica alguns detalhes que me ajudaram muito a me preparar:

1- Compre o voucher o quanto antes, isso o encorajará a se programar para os estudos – ninguém gosta de jogar fora R$ 330,00 de bobeira =];
2- Tenha metas de estudos e prazos para maior controle do tempo;
3- O local de estudo também é importante, afinal é bastante provável que passe algumas horas neste mesmo ambiente.
4- Combine, deixe claro com seus familiares ou pessoas que convivem com você sobre o seu plano, ou melhor, como será a sua rotina de estudos, informando o quanto isso é importante. Desta forma, as pessoas evitarão de tirar a sua concentração;
5- Anote as duvidas e crie pontos de atenção em assuntos que sentir dificuldades e estude esses pontos mais tarde;
6- Tente fazer simulados, principalmente o TestKiller. Ajuda muito!

Conclusão
Todo o esforço e o nervosismo foi recompensado quando vi o resultado do exame. O que era angustia virou euforia. Isso, mais do que um certificado de programador Java é uma pequena amostra do que somos capazes quando lutamos por algo e nos motiva para os próximos desafios de nossas vidas.
Já estou me preparando para o próximo! Aguardem…

Espero que ajude!
Alguma outra dica?

[]’s

Anúncios

Uma ideia sobre “Agora Certificado! SCJP

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s