Revista – “Mundo Java” evolui para “MundoJ”

Indo Além da Plataforma Java

Nossa revista, já há um bom tempo, vem abordando diversos temas que também são do interesse de qualquer desenvolvedor e que não são diretamente relacionados com Java. Dentre esses assuntos estão temas relacionados com design de software, arquitetura de aplicações e metodologias de desenvolvimento. Na parte de arquitetura, podemos dar destaque a arquitetura orientada a serviços (SOA) cuja adoção vem sendo almejada por diversas empresas. Em metodologias de desenvolvimento o destaque é para os métodos ágeis, que vem tendo uma adoção crescente na indústria brasileira. Até mesmo assuntos relacionados com outras linguagens que executam na máquina virtual tem aparecido com frequência na revista.


A linha editorial da revista é trazer uma abordagem prática desses variados assuntos, porém sem deixar de lado os importantes conceitos relacionados. Essa união de teoria e prática faz com que os artigos abordem os temas de forma completa, construindo na cabeça do leitor uma compreensão sobre o tema e a concretizando a partir de exemplos práticos. Esses exemplos criam um ponto de partida mais simples para que o leitor possa colocar os conceitos apresentados na prática de forma mais rápida. Essa característica dos artigos faz com que muitos professores os adotem como material didático em sala de aula.

Em uma discussão recente em um fórum de discussões, alguém citou que os artigos apresentados na revista são sobre temas avançados. O fato dos artigos serem sobre temas avançados, não significa que são apenas para desenvolvedores experientes. Certamente é possível ter artigos avançados que vão construindo os conhecimento desde o início de forma a torná-lo acessível para os mais iniciantes. Sendo assim, ter artigos sobre temas avançados não significa ter artigos somente para desenvolvedores experientes. Cada artigo da revista almeja apresentar seu conteúdo de forma a torná-lo acessível para os iniciantes, porém de forma mais profunda, agregando valor também aos mais experientes.

Dentro dessa visão, concretizamos essa linha editorial, que já vinha sendo apresentada nas últimas edições, mudando o nome da revista para para MundoJ. Isso não significa que a revista não terá mais artigos sobre APIs e frameworks da plataforma Java. Esse tipo de artigo ainda estará presente na revista, porém uma quantidade maior de temas relacionados a desenvolvimento de software também serão abordados. Isso também não significa que a revista terá artigos sobre qualquer tipo de linguagem. Seremos fieis a nossa origem e manteremos a plataforma Java, com todas as linguagens que executam na JVM, como a plataforma utilizada para os artigos da revista. A temática principal dos artigos é que poderá ser mais abrangente, porém os exemplos se manterão fieis a plataforma inicial da revista.
É com essa perspectiva que essa revista que já participa a vários anos da comunidade de desenvolvimento de software dá mais um passo em direção ao futuro. A mudança de nome só vem a concretizar essa postura que já vinha sendo demonstrada a algumas edições. Com tudo isso, o nosso leitor só tem a ganhar, podendo ter acesso através da revista a uma quantidade maior e mais ampla de temas na área de desenvolvimento de software. Anunciem aos quatro ventos: a revista evoluiu para MundoJ!!

Texto retirado do site oficial da revista: http://www.mundoj.com.br/mj/cartaleitoresmj.shtml

Anúncios

2 ideias sobre “Revista – “Mundo Java” evolui para “MundoJ”

  1. Fábio

    Olá Marcos, tudo bem? Gostaria de lhe perguntar algumas coisas que serão muito importantes pra mim, nesse meu inicio no mundo da programação! Trabalho num grupo de laboratórios, onde usamos um software especifico para gestão de amostras, que é nosso serviçi (analises).
    Mas temos necessidades no dia a dia, e assim, temos um site, onde temos diversos tipos de relatórios, pesquisas que são puxados do sql desse nosso software especificio! Bom, eu preciso começar a programar web para desenvolver tudo que necessitamos e ter isso disponivél no nosso site, para nossas consultas internas (intranet) e para clientes acessar tbm (se logando), e fazer suas requisições e consultas! Mas não sei nada de programação e queria um norte pra começar a estudar! Meu chefe, disse que para as nossas necessidades, eu deveria estudar html, javascript e php… mas como vou buscar dados do sql do software, creio que deva aprender tbm SQL server né… você poderia me dar umas dicas do que devo estudar para atender essas necessidades? só pra vc saber, vou ter que criar login para cada cliente acessar sua pagina em nosso site, onde ele poderá consultar os seus pedidos, faturamento, fazer requisições, etc… Gostaria muito de poder contar com sua sugestão! Grande abraço

    Resposta
    1. Marcos Vidolin Autor do post

      Olá Fábio,

      Caso não conheça lógica de programação e queira entrar no mundo do desenvolvimento de software, sugiro que estude inicialmente algoritmo. Desta forma, você irá conseguir uma boa base para iniciar em qualquer linguagem de programação. Aqui no blog indiquei um livro sobre o assunto, no qual iniciei os estudos.
      Sobre o que estudar para realizar este trabalho, depende muito das tecnologias que irão envolver este projeto. Mas por se tratar de uma aplicação web, é essencial que você tenha conhecimento em HTML.
      Minha dica, tendo como base as tecnologias que você comentou é a seguinte:
      Inicie o estudo pelo HTML passando por CSS e JavaScript. Estas tecnologias são usadas basicamente para construir as paginas web, podendo ser estudadas quase simultaneamente. O tempo de aprendizado para atingir um bom nível é relativamente curto.
      Quando já estiver construindo suas próprias paginas, comesse a estudar PHP.
      Posteriormente inicie seus estudos em banco de dados.

      Espero ter te ajudado,

      Resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s